Resposta a um amigo que compara o sucesso de um cantor popular com o desprestígio de um mestre ou doutor.
Caro amigo,
O cantor popular em questão foi alguém que achou seu espaço naquilo em que ele sabe fazer de melhor.
O tamanho da aceitação dele deriva de uma condição social que você bem conhece, mas mesmo que o palco que lhe concederam fosse menor, ele fatalmente se encontraria com o seu público: eis aí o verdadeiro sucesso.
Também é extremamente bem sucedido aquele que, como uma amiga nossa do Segundo Grau, nos anos 80, resolve estudar e se desgastar sem acumular nada ao longo de décadas
Correndo atrás de bolsas de incentivo e com a cara no microscópio, sem reconhecimento do país e sem nunca ter tido uma carteira assinada até os 32 anos, ela venceu e se tornou doutora em microbiologia: é uma respeitada acadêmica, com artigos publicados, experiências internacionais e um feliz casamento, ainda que tardio.
Ela nunca seria feliz cantando pagodes, não importa quanto dinheiro lhe entregassem em troca, da mesma forma que nenhum salário, por maior que fosse, traria alegria ao pagodeiro se ele estivesse no interior do Brasil estudando a composição do solo e longe daquilo para o qual ele foi chamado.
É isso: o sucesso é cumprir aquilo para o qual você foi chamado, o caminho no qual você se encontra com seu destino.
E o caminho que vai te realizar é aquele que te faz a melhor versão de você mesmo, o ápice do seu potencial — não o potencial do Pedro, do Antônio, do Thiago ou do José: mas o seu potencial.
Se for vendendo milhões de cachorros-quentes, ou meia dúzia de jóias por ano, não há nada de errado nisso.
Se for encantando a todos com sua inteligência e conhecimento sobre o Rio de Janeiro, não há nada de errado nisso: é uma dádiva ser admirado por aquilo que ninguém pode tirar de você — e carisma, sensibilidade, cultura e conhecimento te acompanham para onde for, já o público e os palcos podem passar e ser tirados porque são, por natureza, transitórios.
O importante é a gente olhar para nossa própria trajetória e responder a pergunta que verdadeiramente fará diferença na nossa vida.
E eu, estou no meu caminho?
Uma excelente semana para você.